O valor da amizade

1916321_1157008700976751_4133021950148919986_n

Hoje gostaria de conversar com você sobre AMIZADE!
Coisa boa é ter amigos, é ou não é verdade?
Até o Rei Salomão sabia disso e em Provérbios 18:24 ele nos diz:
“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.”
Ou seja, podemos ter muitos amigos, mas sempre vai ter aquele “best friend”, o amigo mais chegado que um irmão!
Mas se ter amigos já é bom, SER amigo é muito melhor!
Talvez você pense ai do outro lado: “Ah Luana, ser amigo é muito fácil!”
Em Jó 42:10 lemos algo muito interessante, veja só:
“E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.”
Lendo este versículo assim isoladamente parece algo meio óbvio e natural até: Jó orando pelos seus amigos e Deus virando seu cativeiro.
Todavia, se você voltar nos versículos anteriores vai observar algo muito curioso sobre a relação de Jó com seus três amigos: Elifaz, Bildade e Zofar.
Durante todo o período de sofrimento de Jó estes três amigos proferiram palavras muito duras, entre acusações e questionamentos que em nada ajudavam Jó.
Simplesmente não tiveram a sensibilidade de observar a situação miserável na qual se encontrava Jó e de simplesmente serem
amigos.
Até que no capítulo 16 Jó faz um desabafo, veja só:
“Então respondeu Jó, dizendo: Tenho ouvido muitas coisas como estas; todos vós sois consoladores molestos. (Pessoas que agravam uma tristeza, no lugar de aliviá-la.)
Porventura não terão fim essas palavras de vento? Ou o que te irrita, para assim responderes?
Falaria eu também como vós falais, se a vossa alma estivesse em lugar da minha alma, ou amontoaria palavras contra vós, e menearia contra vós a minha cabeça?
Antes vos fortaleceria com a minha boca, e a consolação dos meus lábios abrandaria a vossa dor.
Se eu falar, a minha dor não cessa, e, calando-me eu, qual é o meu alívio?” Jó 16:1-6
Que situação complicada pra Jó… Mas sabe o que é pior?
Ainda hoje existem os amigos como Elifaz, Bildade e Zofar…
Sabe aquele momento muito difícil pelo qual você passa e tudo que você precisa é ter um amigo ali te falando palavras brandas, de consolo e aliviando o seu fardo?
Pois é… Justo nessa hora de tamanha aflição aqueles que reputamos como amigos se voltam contra nós com acusações, palavras duras, nos entristecendo ainda mais o coração.
Elifaz, Bildade e Zofar foram tão duros e injustos com Jó que até a ira de Deus se acendeu contra eles! Veja só o que nos conta o capítulo 42 de Jó:
“Sucedeu que, acabando o Senhor de falar a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.” Jó 42:7,8
Veja só o drama: Deus estava irado com os amigos de Jó pela forma como eles o trataram durante seu sofrimento e tal ira só seria afastada mediante sacrifício oferecido por Jó, pois se os amigos de Jó o oferecessem Deus não o receberia!
Mas vou te contar algo muito BOM…
Ainda existem amigos como Jó!
Amigos que perdoam, que oram por sua vida, que se colocam no seu lugar e choram com você, e também se alegram com você!
Eu sei que os dias são difíceis e o amor está cada vez mais se esfriando na humanidade, mas hoje eu decido ser como Jó, no meu caso, ser uma boa amiga!
Decida você também SER um bom amigo… Perdemos tanto tempo e energia tentando ter mais e mais amigos que até nos esquecemos de SER amigo…
E enquanto Jó orava por seus amigos que tanto o entristeceram, o Senhor virou o cativeiro de Jó e deu-lhe em dobro tudo o que antes possuía… E seus amigos? Ah, eles encontraram o perdão não só de Jó, mas de Deus também…
Vamos orar?
“Pai, quero te agradecer pelos amigos que me deste.
Mas venho hoje te pedir para que me faças SER um bom amigo assim como foi Jó.
Que a cada dia eu tenha sensibilidade para olha o sofrimento do meu semelhante com os teus olhos.
Que da minha boca possam sair palavras de consolo e de paz.
Que meus amigos vejam em mim o teu amor.
Amém…”
Que Deus abençoe sua vida!
Graça e Paz
LA

Book your tickets